A amamentação é um momento pra lá de especial na vida de uma mãe e de seu bebê. É durante esse processo que o bebê recebe todos os nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento. Porém, algumas mães podem enfrentar dificuldades em manter a produção de leite por inúmeras razões, tendo como principal causa o estímulo inadequado e insuficiente das mamas.
Pensando nisso, seguem algumas dicas da enfermeira obstetra e consultora internacional em lactação Shirley Fernandes para aumentar a sua produção de leite materno.
Realizar a Livre Demanda
Muitas mães acreditam ainda na necessidade de ter um horário específico da mamada e aí pode estar um dos fatores que desencadeia uma diminuição na produção láctea.
Por essa razão, recomenda-se amamentação em Livre Demanda. “Isso nada mais é do que a mãe deixar com que o bebê determine seu ritmo, tempo e frequência da mamada. Isso porque cada bebê é único e tem um desenvolvimento diferente, assim como a mãe, que possui uma capacidade de estocagem de leite diferente, um reflexo de saída de leite com comportamento diferente. O importante é aprender a identificar os primeiros sinais de fome e de necessidade de sucção do seu bebê e atendê-lo prontamente, sem um reloginho apontando a “hora certa” para a mamada. Seu relógio é o seu bebê e maior tempo de mamada não significa que a mamada foi de fato efetiva.
Alimentação saudável e hidratação adequada
A mãe deve ingerir alimentos ricos em nutrientes, optar por um prato colorido que contenha todos os grupos alimentares e que opte por refeições mais saudáveis. Além disso, é importante ingerir bastante água, cuidando para se manter sempre bem hidratada. Também é necessário evitar bebidas alcoólicas e cafeína em excesso durante o período de amamentação.
Uso da bomba extratora de leite
Em alguns casos, onde o bebê não está conseguindo extrair leite efetivamente da mama ou bebês que não estão conseguindo ainda mamar, utilizar a bomba extratora elétrica é uma boa estratégia para manter a produção de leite. O estímulo frequente da mama deve ser mantido para que a produção de leite não diminua.
Atenção à pega correta também faz a diferença na produção do leite
Além de evitar dor ao amamentar, a pega correta irá fazer um ajuste fino entre a sua produção de leite e a demanda do bebê. Isso porque se a pega estiver incorreta, o bebê não conseguirá extrair o leite de modo adequado e suficiente, o que impactará negativamente na produção láctea.
Momentos de descanso e evitar o estresse
A privação do sono e o estresse podem interferir na produção de leite, razão pela qual a mãe deve buscar momentos de relaxamento mesmo que seja tomar um banho sozinha e conseguir realizar suas refeições tranquilamente. A rede de apoio é muito importante neste momento. Procure tirar um cochilo quando o bebê estiver dormindo ou peça para que alguém fique com ele para que você possa descansar um pouco.
Seguindo essas dicas e tendo o acompanhamento de uma consultora de amamentação, é possível aumentar a produção de leite materno e garantir que o bebê receba todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Vale lembrar que cada mãe e bebê são únicos e podem ter necessidades específicas, por isso, busque sempre uma orientação profissional.
(Imagem: Freepik)
Sem comentários